14 de maio de 2009

Indo de Maria Fumaça ao Arvorismo...

Por Iêda Santos

Tem gente que gosta de aventura, outros gostam de calmaria... e assim vai.
Eu, particularmente, amo aventura. Não que eu considere fazer Arvorismo uma aventura, mas foi um desafio para quem nunca sentiu medo de viver nas alturas. Sim, chegou uma hora que eu senti medo (mas foi só um pouquinho). Bem, o desafio começou quando fui passar mais um de milhares fins de semana em Atibaia - cidade considerada detentora do melhor ar de São Paulo - e que eu AMO de paixão. Sol durante o dia, regado a felicidade, alegrias, gargalhadas, comida japonesa e coca cola, claro. Balada à noite - com banda de amigos tocando um pop rock bom e (uma) smirnof ice para acompanhar - e só saimos de lá às 5:30 - do primeiro dia de um horário de verão qualquer - ou 6:30 - para um corpo que ainda se considerava em horário de Brasilia normal. Dormimos - ou tentamos... apenas até 9 horas da manhã e saimos rumo a um possível salto de Asa Delta, mas os ventos não nos permitiram sentir a alegria dos pássaros desta vez... "Tempo desfavorável para voos", disse o instrutor. Então, com a adrenalina saltitando nas veias, fomos, desanimadinhos pelo não-voo e animados pela outra parte, à Estação Atibaia. Antes do trem sair, um passeio pelo Museu Ferroviário, com cabines antigas e tal. Depois, uma pequena viagem Maria Fumaça (fotos no slide ao lado) por 1.300 metros de maravilhosa vista e chegamos ao local do arvorismo. Antes do momento esperado.... aprender a "pilotar" uma charrete e outro passeio a cavalo. É... tudo isso sem dormir!!! Mas estava divertido.
Capacete, luvas e todos as demais equipamentos de proteção verificados - cadeirinha, fitas tubulares, mosquetões, polias -, todos prontinhos, um treinamento de 5 minutos e... a aventura começou. Obstáculos aparentemente intransponíveis a 12 metros de altura, 12 atividades e a cada uma delas o alívio de ter conseguido passar para a próxima, como num video game, mas a próxima sempre é mais difícil....
Lá pela nona atividade eu já estava perdendo minhas forças e fiquei uns minutos pendurada na rede e querendo simplesmente fechar os olhos e tirar uma soneca, mas consegui passar!!! E enfrentei firmemente todas as atividades... até chegar no final e dar de cara com... "você só desce daqui de Rapel ou Tirolesa". CARACAS!!!! E eu, que tinha sido a primeira a subir para o Arvorismo, toda corajosa, fui a última a descer de lá. Oh dúvida cruel, não tem uma escada não, moço? "Não. É fácil... Qual você quer?" Já que não tem jeito mesmo, vou na Tirolesa -detalhe, sobre um lago. Mas não solta isso de uma vez não, moço!! "Tá bom, vai sentada". Ok!! Olhos fechados e apertados, abertos só depois de solta e uhuuuuuu... ISSO É UMA DELÌCIA... quero ir de novo... posso? hehehe E lá fui eu de novo, mas de braços abertos e pernas estendidas. Ficaria subindo e descendo a tarde toda. Meu sono foi embora.... Mas a fome chegou e fomos comer uns espetinhos no Espetinhos M... (sem propaganda haha), sem mesmo fazer o pedalinho que também tem lá e tudo mais... Ai o sono chegou e a aventura só ficou nos sobressaltos da imaginação do sonho que veio junto - desabei no sofá mesmo, antes de pegar a estrada de volta a São Paulo. MARAVILHOSO. Agora quero fazer a Tirolesa de Socorro que dizem ter um 1 km!!!! Mais informações no Estação Atibaia

montagens: Iêda Santos

E... CULTURA URGENTE!!!!
Por Amanda Proetti
Divulgação em tempo recorde: contando de agora, já duas e meia da tarde, até amanhã mais ou menos por volta deste horário, considerando que o evento será fora do "município", temos ainda um pouco mais de 24 horas... rs!Mas deixando de leros e mais leros, cia incrível e bailarinas talentosíssimas, sem contar coregografia, figurino e espaço porque não os conheço... rsrsrs!.... e claro, menos ainda que o elenco é integrado pela digníssima irmã...Bom... IMPERDÍVEL!

Serviço: 15/maio (sexta-feira) - 21h. Teatro Paulo Machado de Carvalho - Alameda Conde de Porto Alegre, 840 -São Caetano do Sul - Entrada Gratuita!

1. Um Violoncelo reage ao toque
    Vibram as cordas, solta-se a melodia
    Das mãos escultoras das notas
    Saem afagos de sonora magia

Uma alma reage aos acordes
    Um coração bate ao compasso
    Uma voz entoa dolentemente
    Um corpo deseja o abraço